684 - V.PTA.: RETROSPECTIVA DO GOVERNO MUNICIPAL 2013/2016 – Parte 3
05/01/2017 15:41
d) OUVIDORIA:
Inicialmente estava sob comando do pastor Oséias, nomeado para cumprir acordo da campanha eleitoral 2012, segundo os bastidores, e que se desincompatibilizou do cargo para disputar as eleições 2016. Assumiu a seguir Leandro Marques, do PSC, para cumprir novo acordo partidário para as eleições 2016.
Tem sido uma secretaria sem a consistência do status de secretaria, e que se apresenta como sendo politicamente neutra para o governo municipal. Não se justifica como secretaria e poderia perfeitamente ser apenas um setor de serviços de outra secretaria, como por exemplo da Gestão Pública, mais abrangente, ou da Infraestrutura já que a maior parte dos contatos da população com a ouvidoria refere-se principalmente a manutenção de bens patrimoniais, serviços públicos e solicitações diversas, bem como elogios, ou ainda do Jurídico, certamente a mais indicada para receber e cobrar providencias das demandas públicas junto às demais secretarias.
Como a Ouvidoria é apenas um serviço público tal qual é o Setor de Protocolo, não tem nada que destaque e/ou justifique ser uma secretaria de governo. Entretanto, entende-se que esta secretaria continua sendo um meio usado para fins políticos e, como prova disso, a ouvidoria municipal pode ser acessada diretamente via internet no link abaixo para solicitações, consultas, etc., e sem precisar ir até lá:
https://gove.varzeapaulista.sp.gov.br/?pag=600&opt=2
Esta secretaria também cumpriu o mandato todo sem quaisquer comentários de corrupção ou malfeitos.
e) DESENVOLVIMENTO ECONOMICO:
Comandada inicialmente por Ernaldo A. Melo até inicio do processo eleitoral 2016, foi substituído por Marcos Santos que estava no Gabinete do prefeito e, logo após e antes das eleições, por Marco Bueno que estava na Gestão Pública, com a missão de também ajudar a desafogar o setor de Obras que, pouco antes das eleições assumiu também a Secretaria de Educação provisoriamente, onde pôde constatar que a Educação praticamente funciona sozinha.
Durante o mandato do(s) secretário(s) o Banco do Povo Paulista e o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) funcionaram sem problemas
Também veio para a cidade nesta gestão o Atacadista Alta Rotação e o Supermercado Boa, mas de industria de peso ou escola profissionalizante de nível não se tem noticia.
Não se sabe exatamente se houve corrupção e/ou malfeito nesta Pasta, mas especulações tímidas chegaram a insinuar que poderia ter ocorrido.
< part e 2
parte 4 >
———
Voltar