689 - V.PTA.: RETROSPECTIVA DO GOVERNO MUNICIPAL 2013/2016 - Parte 8

12/01/2017 09:28

   ... continuação da parte 7...                           

Resultado de imagem para secretaria de saude de varzea pta

     j) SAÚDE - I

Resultado de imagem para saúde publica

        Essa é a Pasta mais problemática, criticada e visada do governo do PV aqui de Várzea Paulista, principalmente porque afeta direta e diariamente a maioria da população, lembrando que o atual prefeito fez promessas não cumpridas e nunca explicadas como na questão de falta de medicamentos, considerando o que ele dizia durante a campanha eleitoral 2012: que faltar médicos e remédios era um desrespeito e descaso do governo do PT para com a população. Mas, depois que assumiu o governo municipal em 2013 teve que morder a língua no mandato porque faltou medicamentos nas UBS todos os dias, em contradição ao governo anterior do PT que não deixava faltar por muito tempo.

      O primeiro secretario nomeado para comandar a Pasta foi o dr. Décio Battistoni que, com a impossibilidade jurídica apontada, assumiu a seguir a dra. Helena Cristina, que também deixou a Pasta pelo mesmo motivo. Depois assumiu a gestão José Roberto Spinucci, que ficou por cerca de 3 anos sem conseguir resolver as questões da saúde municipal em meio à muitas criticas da opinião pública e, por último, foi nomeada a dra. Mônica R. Carvalho às vésperas da campanha eleitoral 2016.

Resultado de imagem para saúde publica

      Bom, todos os comentários explicitam que essa secretaria foi a que mais deixou a desejar no contexto do governo e da saúde pública municipal aqui de Várzea Paulista, certamente a mais inconsistente das secretarias do governo, sendo muito criticada quase que diariamente pela opinião pública, nas redes sociais, pela “oposição” e até pelos próprios funcionários, principalmente pela “maquiagem” que o governo tentava impor nos serviços públicos da Saúde. Mas, não conseguiu em nenhum momento evitar as críticas contundentes, por mais que o governo tentasse mostrar um suposto “lado eficiente” da secretaria de saúde nos argumentos, discursos e mídias regionais. Nunca convenceu.

Resultado de imagem para falta medicamentos

      Um dos principais argumentos do governo municipal para a saúde sempre foi “não temos dinheiro porque herdamos um divida do governo anterior (do PT)”, e por mais que usasse esse argumento nunca conseguiu explicar a falta diária e permanente de medicamentos nas farmácias das UBS, que persistiu contínua e crônica até o fim do mandato em 31/12/2016, e que deve perdurar neste “novo” mandato segundo previsões da opinião pública, e foi a principal denuncia do Blog durante todo o mandato, juntamente com a possibilidade dos loteamentos no bairro do Mursa.

      No inicio da gestão do secretario José Roberto, a então supervisora dra. Mônica iniciou um compreensível processo de realocação de enfermeiros das UBS, mal interpretado e provocando a ira dos mesmos, gerando até mesmo um mal estar no próprio governo ao ter que apagar vários “incêndios” na secretaria de saúde.

Resultado de imagem para zoonoses varzea paulista

     A fragilidade e desatenção do governo ficou exposta quanto ao setor de Zoonoses em suposto “boicote” ao combate da dengue, que a então chefe do setor e equipe estaria fazendo contra o governo, e que ocupava um cargo de gerente de UBS como veterinária, sendo realocada para o local de origem, Zoonoses, e substituída depois que ela recusou a se mudar para o novo endereço no bairro Promeca. A Zoonose foi alvo de muitas criticas, seja no combate a dengue, na campanha de vacinação de animais, castração e outras ações, comentários de prática de eutanásia em animais de rua, uso do veiculo oficial para fins particulares, etc.. Assim, aparentemente pode ser apenas um serviço público praticamente inócuo e/ou inacessível à população, e com uma equipe técnica quase que intocável e/ou isenta de responsabilidades na opinião de muitos, mas todos recebendo os salários em dia. Veja os links a seguir:

      -  A ZOONOSSES DE V.PTA. (matéria 194 do Opinião do Blog sobre a Zoonoses)

      -   Blog do Denis Ricardo

 ... continua na parte 9...

 

 < parte 7 

       parte 9 > 

 

Voltar

Pesquisar no site

BVP © 2012 Todos os direitos reservados.

VárzeaPaulista/SP