693 - V.PTA.: RETROSPECTIVA DO GOVERNO MUNICIPAL 2013/2016 - Parte 12

18/01/2017 08:54

   ... continuação...


Resultado de imagem para secretaria educação varzea paulista

 l) EDUCAÇÃO, ESPORTES, CULTURA e LAZER - II  

     Educação

  Aparentemente estando entre o céu e o inferno, essa Pasta é para ter sido a mais eficiente de todo o governo municipal de Várzea Paulista, mas também a que mais se envolveu em escândalos e denuncias do Ministério Público. E, certamente, a que mais colecionou processos judiciais em 4 anos, inclusive mais que a soma de todos os governos anteriores, e também a que mais foi citada pelo TCE na rejeição das contas do governo de 2013.  

  

  Logo no inicio do mandato, em 2013, essa secretaria fez “muito sucesso” polêmico nas redes sociais, bastidores e opinião pública quando decidiu que a MERENDA ESCOLAR seria SOMENTE PARA OS ALUNOS, e o Memorando comunicando essa decisão foi mais que suficiente para desencadear a “revolta” dos funcionários das escolas, simpatizantes e até dos pais de alunos, inclusive com o secretário da Pasta prestando esclarecimentos na câmara municipal.

   - Vide matéria do Opinião 170 de 20/03/2013

Resultado de imagem para indice ideb varzea paulista

   No que concerne quanto a “parte do céu”, podemos assim dizer, a secretaria teve nas várias medidas e ajustes técnicos/estratégicos, entre os mais notáveis, o acerto na colocação de pessoas certas nos lugares certos nos vários setores da Pasta. Embora seja aceitável que algumas decisões tenham sido políticas, os resultados no plano educacional municipal justificam o patamar de 3º colocado no índice de desenvolvimento educacional na região do Aglomerado Urbano de Jundiaí, medido pelo IDEB - Instituto de Divulgação Educacional Brasileiro.

   Outro destaque da Pasta, excelente pode-se dizer, foi o C.O.E. – Centro de Orientação Educacional, no qual, pelo alcance social do setor, o governo municipal dispõe dos meios para avaliar as reais necessidades de cada bairro em cada região.

   - vide matéria sobre o C.O.E. no Opinião 307 do Blog em 31/03/2013.

Resultado de imagem para cemebs varzea paulista

   O que pode ser entendido como valores e méritos inegáveis na secretaria, diz respeito à atuação das gestoras, diretoras das escolas e funcionários capacitados, ponto alto do conjunto da equipe educacional municipal, responsáveis diretos pelo avanço na medição do IDEB, e que também fizeram com que a secretaria funcionasse praticamente sozinha e melhor que qualquer outra secretaria municipal, inclusive na comparação com a gestão no governo anterior do PT.

Resultado de imagem para rodolfo braga varzea paulista

   O secretário, reconhecido pelo pulso firme, durante todo o mandato conseguiu a manutenção e algumas reformas nas escolas municipais através da secretaria de infraestrutura, o que foi feito com a participação das A.P.M. – Associação de Pais e Mestres, na maioria dos casos, mas tropeçou em algumas polêmicas que gerou denuncias e ações judiciais, além de críticas da parte dos pais de alunos, bastidores do governo, legislativo e opinião pública.

Resultado de imagem para secretaria de educação

   É evidente, em todos os cenários, que foi a secretaria, senão a melhor, e deve ser, que mais produziu resultados práticos, todos mensuráveis no mandato 2013/2016 do governo municipal, mas também a que mais gerou ações judiciais por supostos malfeitos e denuncias de corrupção, como veremos na conclusão da próxima parte... 

   ... continua na parte 13...

    

< parte 11

         parte 13 >

 

Voltar

Pesquisar no site

BVP © 2012 Todos os direitos reservados.

VárzeaPaulista/SP