700 - V.PTA.: RETROSPECTIVA DO GOVERNO MUNICIPAL 2013/2016 - Parte 19

26/01/2017 15:54

 

     GOVERNO MUNICIPAL - IV

    GOVERNO DA RECONSTRUÇÃO: 2014 - I

    ... continuação...

Resultado de imagem para aprendendo governar

   Se 2013 foi o ano de aprendizado do PV, aliados e equipe de governo de como governar uma cidade, 2014 foi o ano que se esperava e poderia ter começado a dar certo, mas se revelou mais complicado que 2013 com o aumento dos índices de “incêndios”, “tropeços” e inconsistências. Ora, com especulações e comentários nos bastidores do governo municipal, sob fortes criticas da opinião pública, a esperada a mudança prometida na política de Várzea Paulista, que deveria ser voltada para a cidade e para a população, não aconteceu. Aliás, tudo indica que o governo conviveu 2014 com quase todos os 365 dias de inferno astral mais que qualquer outra coisa. 

  O segundo ano do mandato, começou em Janeiro sob críticas ainda mais acentuadas na opinião pública, principalmente com referência ao “impasse” nas obras do córrego Bertioga, paradas por questões judiciais envolvendo a Licitação, conforme publicado no Opinião 279 do Blog. No final deste mês se tornou público a questão da ineficiência da secretaria de Ação Social, que não teve sucesso na remoção da conhecida sra. Célia Regina Barbosa das ruas, e mais,  o Ministério Público foi acionado para ajuizar e impor uma solução prática para garantir que ela recebesse seus direitos constitucionais previstos em leis, conforme matéria no Opinião 280 do Blog

   Em Fevereiro, o governo voltou a ser alvo de criticas por estar preparando o aumento do IPTU, que prometeu não aumentar durante a campanha eleitoral 2012, certamente para melhorar a arrecadação, e que pode ser conferido no Opinião 284 do Blog. Neste mesmo mês as redes sociais voltaram a comentar a questão das 4 Cestas Básica retiradas por um funcionário do governo sem autorização, abordado no  Opinião 286 do Blog. Também houve a “suspeita” e o questionamento da opinião pública: se, com o atraso do inicio da obra do viaduto da Ponte Seca, a verba e 2,3 milhões de reais do governo do Estado foi ou não utilizada para pagamento de salários – vide o Opinião 288 do Blog.

   Em Março, a questão dos loteamentos do Mursa voltou a fazer parte da pauta das criticas da opinião pública, cujas Verdades e Mentiras estão reunidas em página dedicada no Blog: Loteamentos no Mursa. Também neste mesmo mes chegou ao conhecimento público através de jornal local e câmara municipal, pelos vereadores do PT, o primeiro caso suspeito de superfaturamento na Educação: os DVDs para as escolas da rede pública de ensino, levando o secretario da educação a prestar esclarecimentos na tribuna do legislativo, e que se tornou um dos principais e constantes pesadelos do governo municipal, que se agravou após o vereador Demércio registrar posteriormente, entre outras, denúncia no Ministério Público. Essa questão passou a ser acompanhada e abordada pelo Blog a partir do Opinião 299.

  Ainda no mês de março, o governo municipal se viu pressionado pela manifestação dos reivindicantes de casa própria popular na Av. Pacaembu, manifestação que já havia sido desarticulada no Jd. América I, e que voltava com força, persistência e praticamente “encurralando” o prefeito, que havia prometido construir casas populares na campanha eleitoral 2012. Mas, o governo não estava preparado e isso revelou a falta completa falta de tato e capacidade para lidar com a questão, e que se estendeu até a câmara municipal com o vereadores se abstendo de envolvimento no “problema”. O Blog acompanhou e abordou toda essa questão a partir do Opinião 300.

   Mas, se contrariedades insufladas e coladas no governo não foram bobagens, também teve notícia boa, ao menos uma: O Blog divulgou no Opinião 307, o C.O.E., Centro de Orientação Educacional da secretaria de Educação, serviço esse de qualidade que deveria ser visto pelo governo municipal como referência na identificação dos problemas sociais nos bairros e regiões, e ter os dados necessários para avaliar e traçar ações práticas em favor da população mais carentes.      

   ... continua...

< parte 18

         parte 20 >

Voltar

Pesquisar no site

BVP © 2012 Todos os direitos reservados.

VárzeaPaulista/SP