984 - CORRUPÇÃO MUNICIPAL: O INIMIGO COMEÇA NA SUA CIDADE

02/07/2018 08:51

   Condensado do artigo de Wagner Francesco, Bacharel em Teologia e Direito

   Fonte: https://wagnerfrancesco.jusbrasil.com.br/artigos/381127599/corrupcao-municipal-o-inimigo-comeca-na-sua-cidade

  "Um assunto que tem preocupado ultimamente é a corrupção em prefeituras municipais. É impressionante como a gente se movimenta pelas corrupções macros e esquecemos das micros: é por isso que não raro vemos prefeitos sendo condenados por vários crimes e o povo da cidade se juntando para criticar o governo federal. O lamentável é que existe um padrão da corrupção em prefeituras, onde o prefeito, ao invés de trabalhar exclusivamente para o melhoramento da cidade, somente favorece aqueles que colaboraram com suas campanhas ou para privilegiar alguns comerciantes “amigos” em detrimento de outros. Assim, boa parte do orçamento do município é orientada em proveito do restrito grupo que assume o poder e passa a se beneficiar dos recursos públicos da cidade.

  E a coisa pode ficar pior: esses prefeitos conseguem sempre amplo apoio de muitos no município que, a despeito de todas as denúncias e condenações, ainda aprovam o retorno ou permanência do político larápio. O que faz uma sociedade, em pleno século XXI, cheia de informações à disposição, eleger gente assim? Penso que isso seja culpa tão somente de uma chamada Cultura da Improbidade. Cultura essa que, fomentada por anos e anos, sempre retratou a imagem do nosso povo brasileiro: dormindo, tão distraído, sem perceber que era subtraído em tenebrosas transações - como cantava Chico Buarque.

  É triste! Aposto que você está lembrando de uma história de algum prefeito corrupto aí na sua cidade. Por fim: para que o Estado Democrático de Direito sobreviva, é urgente que a moralidade e a probidade administrativa sejam impostas e os atos que atentem contra a boa Administração Pública sejam extirpados de nosso meio, excluindo, em definitivo, os gestores inabilitados moral e eticamente para o exercício das funções públicas."

 

 
Voltar

Pesquisar no site

BVP © 2012 Todos os direitos reservados.

VárzeaPaulista/SP