COMO SER UM BOM FUNCIONÁRIO

14/03/2018 08:04

   Fonte: https://pt.wikihow.com/Ser-um-Bom-Funcion%C3%A1rio

  Ser um empregado de sucesso é semelhante a ter uma sociedade unipessoal, com baixo risco e clientes limitados. Você escuta o que seus clientes primários (chefe) querem de você. Então, você aprende e realmente se força a realizar as tarefas solicitadas. Aqui estão 20 dicas e muito mais sobre como sobreviver ao seu emprego e mantê-lo por bastante tempo:

  1 - Comporte-se profissionalmente.

  Isso é um negócio, não um playground. As pessoas falam e os trabalhadores sabem a diferença entre uma pessoa que é uma divertida companhia para se trabalhar e uma pessoa que está sempre brincando. Diversão significa uma boa personalidade, uma piada ou duas e um sorriso. Brincar o tempo todo é: perder o seu tempo e o dos outros, estar frequentemente nao fazendo a sua tarefa, e ser visto muitas vezes de pé no espaço de trabalho de outros em vez de em seu próprio.

  2 - Aprenda a aceitar críticas sem reagir contra.

  Isso irá lhe fornecer ideias valiosas sobre o que as pessoas esperam de você, quais suas pontos fracos e no que você precisa trabalhar primeiro. Se um chefe ou colega de trabalho critica você de uma forma que fere ou irrita, espere até você esfriar a cabeça e se acalmar e pergunte-lhe se você pode falar com ele. Diga a ele como você se sentiu, mas diga que você gostaria de corrigir o problema e quer saber o que precisa ser mudado..

  3 - Aprenda a fazer o seu trabalho e faça-o direito.

  Seja ele servil e tedioso ou difícil e bem pago, aprenda a fazer o trabalho independentemente de quão difícil você acha que pode ser. O salário é comumente baseado em anos de experiência, capacidade de fazer o seu trabalho, tempo de trabalho com a empresa, e formação educacional. Se você não sabe como fazer algo, descubra. Não invente desculpas para não fazê-lo.

  4 - Cultive bom relacionamento com as pessoas na sua organização, eles são especialistas em seus respectivos departamentos.

  Trate todos os colegas de trabalho com cortesia, respeito e amabilidade porque eles têm mais poder do que você imagina, e sua reputação com eles é importante. Não saia com outros funcionários que maltratam, desrespeitam, ou falam mal dos outros.

  5 - Quando você tiver a oportunidade de aprender uma nova habilidade, receber treinamento para uma atividade diferente ou fazer um curso de estudo pago pelo seu empregador - faça!

  Troca de treinamentos, novos conjuntos de habilidades e aumento no nível de educação mostram que você é inteligente e que valoriza o aprendizado a longo prazo. Se houver uma crise e pessoas forem demitidas, você tem mais chance de ser mantido do que aqueles que só podem fazer uma coisa.

  6 - Mantenha um bom histórico de desempenho no trabalho.

  Faça um bom trabalho, chegue pontualmente, mantenha um histórico de bom atendimento. Quando você descobre que alguém foi demitido, muitas vezes você fica sabendo mais tarde que haviam circunstâncias subjacentes que levaram àquela demissão - incluindo ausências freqüentes, prazos não cumpridos, repreensão por comportamento não profissional, ou muitas reclamações de clientes. Se você não fizer o certo, não terá espaço para negociar.

  7 - Nunca chegue pontualmente.

  Sempre chegue antes. Esteja pelo menos 15 minutos mais cedo todos os dias. Dessa forma, se você estiver atrasado, você estará pontual. Se você tem que estacionar longe, você pode caminhar e ainda assim nao se atrasar. Se o seu cliente está adiantado, você vai estar lá para cumprimentá-lo e não vai deixar ninguém esperando por você - mesmo se você chegar a tempo.

  8 - Pergunte ao seu supervisor quais são as expectativas de produtividade.

  Isso irá imediatamente fazer você se destacar 95% sobre os outros funcionários. Diga realmente o que você quer dizer e cumpra suas promessas.

  9 - Seja parte das soluções.

  Pare de choramingar sobre o que está errado e comece a falar mais sobre o que está certo! Uma atitude positiva conta muito para vários supervisores. Quando levar um problema para o chefe, vá com pelo menos uma sugestão de solução em mente. Mesmo se o chefe não aceitar a sua sugestão, você vai parecer um solucionador de problemas e não um reclamão. Seu chefe tem sua própria vida particular para deixar na porta, você também. Se você continuar acumulando a bagagem emocional, o seu patrão vai perceber que você não pode equilibrar sua vida pessoal e profissional. Ele não vai se aproximar de você quando quiser pedir conselhos aos empregados quanto a abrir as portas para trabalhos relacionados ao esforço do grupo.

  10 - Não arraste os pés.

Literalmente. Levante o seu pé, caminhe com orgulho e vá direito para seu trabalho - não procrastine ou deixe as coisas acumuladas até o prazo final para depois ter que fazer malabarismos e terminá-los rapidamente. Isso deixará o seu chefe louco. Ganhe uma reputação por ser mais pontual e organizado que a maioria das pessoas.

  11 - Fique quieto e trabalhe.

  Pare de conversinhas e comece a trabalhar. O seu patrão não está lhe pagando para isso. Obviamente, você quer estabelecer um bom relacionamento com seus colegas de trabalho e um pouco de conversa é inevitável e até desejável. Mas gastar meia hora entretendo seus colegas com as suas aventuras da noite anterior não vai fazer seu chefe amá-lo. Quando um de vocês está falando muito, dois de vocês não estão trabalhando muito. Nota: se o seu chefe passa e dois de vocês estão conversando, não é nada demais, mas encerre a conversa para que ele não veja a mesma coisa no caminho de volta. O mesmo vale para um grupo. Se você está num grupo que está falando quando o chefe passa, discretamente se saia e volte para seu trabalho depois de alguns segundos. Se o seu chefe ouve que estão fofocando atrás das costas dele, ou planejando uma reunião secreta, abordar seu chefe não é a solução. Isto pode apenas fazer você parecer um instigador ou conspirador.

  12 - Seja sempre produtivo.

  Não deixe trabalhos acumulados na sua mesa durante dias. Termine os trabalhos e siga para a próxima tarefa o mais rápido que puder.

  13 - Não se vista como os seus colegas de trabalho, se vista tão bem quanto ou melhor que o seu chefe.

  Sapato fechado, calça comprida, e camisas que não mostram o colo ou os pelos peitorais são a sua melhor aposta. Na dúvida, não use.

  14 - Mantenha sua cabeça erguida e seja confiante.

  Uma vibração calma e segura pode levar você mais longe do que você imagina.

  15 - Seja voluntário ou ativo em projetos.

  Não se importe com quem levará os créditos – seu chefe sabe muito mais do que você pensa. Saiba jogar como um membro de equipe. Além disso, trabalho voluntário permite que você escolha o que vai fazer. Se você não escolher, há chances de que a tarefa será escolhida para você. De qualquer maneira, você será responsável por alguma faceta, então, seja o primeiro a dar um passo à frente quando você puder.

  16 - Não passe muito tempo em ligações telefônicas pessoais.

  Trabalho é para trabalhar. Isso inclui ligação de cônjuges. Se as suas ligações passam por um recepcionista ou secretário, durma sabendo que eles não vão hesitar em dizer para os outros que você recebe ligações pessoais “o tempo todo”.

  17 - Fique até mais tarde, mesmo que seja só 15 ou 20 minutos.

  Pessoas notam quem passa pela porta no horário de saida da tarde. Uma das melhores utilidades para esse tempo é organizar o seu espaço de trabalho para o dia seguinte. Tire uns minutos para jogar fora rascunhos, esvaziar copos de café, limpar as superfícies e localizar as coisas que você vai precisar.

  18 - Ofereça orientação e encorajamento para novos funcionários.

  Se ofereça para mostrar como se faz o trabalho ou ofereça dicas e treinamentos. Lembre como você se sentiu quando era um novato. Seja um mentor. Se você não tiver certeza se alguém entendeu certa coisa, se disponha a perguntar se ele/ela precisa de ajuda. Não faça o trabalho para eles, ao invés disso, ensine-os. Tenha cuidado com o que você diz para novos funcionários, não exponha suas queixas, frustrações ou conflitos interpessoais. Não fofoque.

  19 - Aceitação é a chave.

  Não discuta muito, a opinião do seu chefe está sempre certa para ele mesmo, então, se você encontrou algo errado, tente entender a perspectiva do seu chefe sem discutir. Use uma boa e tranquila forma para entender o ponto do problema. Você pode simplesmente perceber que as coisas acontecem por uma razão e não necessariamente por uma razão passageira. Políticas são implementadas por razões de interesse do todo.

  20 - Seja grato, sempre diga obrigado quando um chefe ou colega de trabalho fizer algo de bom para você, isso os motivará a fazer mais por você.

Voltar

Pesquisar no site

BVP © 2012 Todos os direitos reservados.

VárzeaPaulista/SP