LEGISLATIVO, JORNAL POLEMICO E O TRANSPORTE PÚBLICO EM V.PTA.

15/04/2015 10:08

   A sessão pública de ontem, 14/04 - 19h, na câmara municipal de Várzea Paulista, foi permeada de discursos inflamados dos vereadores, em nome e em defesa de Deus, com referência à matéria publicada em jornal da região, onde mostra montagem do rosto do prefeito na imagem da Capela Sistina do vaticano. Claro, deixou todos muito indignados, religiosamente inflamados e revoltados com o que foi publicado.

   Os discursos começaram com o vereador Juarez, PT, se isentando de responsabilidade e repudiando a publicação do jornal, renunciando publicamente à liderança da bancada. A seguir o vereador do PRTB apresentou moção de repudio defendendo enfaticamente o prefeito. Também discursaram em repúdio na mesma moção e linha emocional os vereadores Claudemir, Ivan Sada, Demércio (foi vaiado ao criticar o governo, precisando o presidente da mesa restabelecer a ordem), Luciano (também vaiado da mesma forma) e demais vereadores. Com 8 votos a favor e 2 abstenções, a moção foi aprovada. A mesa fez a leitura da moção aprovada.

   Também discursando, a vereadora Sueli manifestou seu repudio à matéria do jornal. Na sequencia a vereadora Valdilene comentou sobre o conteúdo da matéria do jornal em questão, questionando o porque das denuncias e procurando esclarecer o público.

   A seguir a sessão foi suspensa para serem verificadas algumas novas emendas do legislativo ao Projeto de Lei Complementar 02/2015, de ultima hora, já que só a bancada do PT cumpriu e entregou dentro do prazo regimental.

  Reiniciada a sessão, o vereador Ivan Sada abriu o debate sobre o PL 02/2015 seguido dos demais vereadores. Colocado em votação, o PL foi aprovado por unanimidade (11 votos a favor), e vai seguir para sanção do prefeito. Isso deve mudar o contexto atual do contrato de transporte urbano na cidade, e deve sanar alguns vícios anteriores em nova Licitação. Continuando neste mesmo PL 02/2015, foram apresentadas as emendas para debate e votação:

 - Idade da frota em operação no transporte público:  vai ser redigido no PL para ser no máximo substituída a cada 8 anos. Aprovado por unanimidade (11 votos).

- Transporte gratuito para idoso a partir dos 60 anos: aprovado com 10 votos a favor.

- Passe livre para estudantes e professores durante período letivo: Condutores escolares presentes na sessão criticaram e interferiram nos debates. Foi reprovada com 8 votos contra e 2 abstenções. Deverá ser discutido futuramente. Isso feito, os condutores se retiraram da sessão.

- Bilhete único municipal: Aprovado por unanimidade (11 votos).

- Regulamentação do transporte público municipal: Aprovado por unanimidade (11 votos).

- Regulamentação das tarifas do transporte público municipal, para aprovação do legislativo quando for para reajustar acima da inflação no período:  na discussão houve confronto áspero entre o vereador Ivan Sada e o vereador Mauro, presidente do legislativo. Foi aprovado por unanimidade (11 votos).

   Praticamente todas as emendas foram de iniciativa dos vereadores Demércio e Luciano, com apoio e participação dos demais.

   O Projeto de Lei 07/2015, de iniciativa do vereador Demércio, foi colocada em discussão, mas o vereador tomou a palavra e, por volta das 22:50h, surpreendeu a mesa e a todos os presentes: informou que ia ficar falando até às 23h, prazo final para encerramento da sessão. O plenário se esvaziou a seguir, e a sessão foi encerrada.

 

 

Voltar

Pesquisar no site

BVP © 2012 Todos os direitos reservados.

VárzeaPaulista/SP