O QUE UM CANDIDATO A VEREADOR PODE PROMETER AO ELEITOR?

25/08/2016 08:59

  Baseado no artigo de Camilo Rocha

  Fonte: https://www.nexojornal.com.br/interativo/2016/08/16/O-que-um-candidato-a-vereador-pode-prometer-ao-eleitor

  A campanha eleitoral já começou, assim como os discursos dos candidatos que querem o voto do eleitor. Você sabe identificar quais são as funções de um parlamentar municipal?

  Dia 16 de agosto de 2016 marcou o início oficial da campanha eleitoral para vereador e prefeito em todo o Brasil. A partir dessa data, candidatos já podem fazer propaganda, divulgar mensagens pelas ruas em veículos com alto-falantes, realizar comícios, distribuir santinhos e publicar vídeos com promessas em redes sociais.

  Na hora de tentar persuadir o eleitor, vale tudo para alguns candidatos. Para esse tipo de político, é um mero detalhe se a promessa pertence ao seu campo de atuação. Em comentários nas redes sociais, é comum ver as pessoas reclamando do prefeito ou relacionando assunto de alçada estadual e federal ao âmbito municipal. Alguns políticos podem usar esse tipo de confusão em seu favor, como por exemplo dizer que o governo federal e estadual não mandam verba para o município.

  Responsabilidades menos conhecidas do eleitor, como a fiscalização do poder Executivo, raramente são mencionadas em campanhas. Demandas locais e problemas específicos têm preferência na hora das promessas. “O que dá voto é aquilo que afeta a comunidade diretamente, por isso, cada vez mais, eles são eleitos por redutos, como bairros, igrejas etc.”, diz Marco Antônio Carvalho Teixeira, cientista político da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

  Mas, como avaliar o quanto o eleitor sabe sobre os limites das promessas de candidatos a vereador? Estamos tratando das atribuições de cada esfera de poder. Obviamente que a capacidade de articulação do político pode levá-lo a alcançar feitos que um vereador não alcançaria normalmente ou mesmo a não ser capaz de cumprir as suas promessas legítimas. Mas isso é outro assunto.

  Vejamos algumas possibilidades de "promessas” do candidato a vereador:

  1. “Se eleito, prometo lutar por mais saúde, segurança, transporte, esportes, etc.”
  2. “Se eleito, prometo instalar um posto policial aqui no bairro”
  3. “Se eleito, prometo trocar o nome desta avenida para homenagear um cidadão querido da região”.
  4. “Se eleito, prometo premiar os ciclistas da cidade com um bônus em dinheiro se usarem a bicicleta para ir ao trabalho. O subsídio virá da prefeitura”
  5. "Se eleito, prometo encaminhar recursos da Câmara para a melhoria de hospitais públicos da cidade”
  6. “Se eleito, prometo retirar os radares desta avenida”.
  7. “Se eleito, prometo que não haverá aumento de IPTU.”
  8. “Se eleito, prometo lutar por mais investimento na educação da cidade.”
  9. “Se eleito, prometo estender o serviço de metrô até este bairro”
  10. “Se eleito, prometo que não faltará mais água no bairro”.
  11. “Se eleito, prometo atuar contra a má gestão da merenda escolar.

  Bom srs. eleitorese candidatos a vereador,

  - a “promessa” 1 é a “promessa genérica” mais usada pelos candidatos, é a principal “promessa” feita para dar a impressão de seriedade ao eleitor, mas geralmente sem aplicação na prática se eleito,  

  - as “promessas” 2, 4, 5, 6, 7, 9 e 10 são apenas para iludir o eleitor, pois se eleito não terá como cumprir porque é atribuição do prefeito e só ele pode fazer,

  - a “promessa” 3, se eleito, pode fazer a proposta na câmara, 

  - as “promessas” 8 e 11, se eleito, são as únicas que podem ser cumpridas, mas só se ele realmente se dispuser  a cumprir, o que nem sempre acontece...

  Os atuais vereadores fizeram “promessas” parecidas como as acima... e você, eleitor, sabe dizer o que os atuais vereadores fizeram pela população e pela cidade, e quais deles merecem ser reeleitos?

  E voce, candidato a vereador, o que vai prometer durante a campanha eleitoral 2016?

 

 

 
Voltar

Pesquisar no site

BVP © 2012 Todos os direitos reservados.

VárzeaPaulista/SP