426 - V.PTA. E O CAVALEIRO DA TRISTE FIGURA

30/12/2014 11:33

  Com 2 anos de mandato já cumpridos, o prefeito aqui de Várzea Paulista deixa a impressão aos seus eleitores que está vivendo um sonho, o dele.  Este ano de 2014 foi uma quase réplica do que foi o ano passado, 2013, com o agravante de ter que enfrentar 3 ações de Inquérito Civil do Ministério Público, entre os quais de Improbidade Administrativa. Seria “normal” isso acontecer, mas tem agravantes difíceis de serem explicados, como por exemplo a compra dos DVDs deixando de fazer a compra de uniformes escolares pelo segundo ano consecutivo, entre outras coisas.

   A secretaria mais visada nas denuncias de irregularidades foi a de Educação, onde pesa todas as ações do Ministério Público, e todas apresentadas pelos 4 vereadores da bancada do PT. Só os 4. Os demais, 7, aparentemente estão apoiando o governo. Entretanto, o secretário da Educação, prof. Rodolfo, tem feito uma boa administração nas escolas públicas municipais, e isso pode ser observado e constatado através das Associações de Pais e Mestres, professores e educadores. Pelo que se sabe na opinião pública, é só o que tem o governo para mostrar do lado bom da administração pública.  

  Politicamente este ano foi de novo um arremedo do ano anterior, onde o mesmo argumento “não tem dinheiro” foi amplamente usado para justificar praticamente tudo, mas não para explicar a compra dos DVDs, etc.. Para os DVDs tinha dinheiro, para os uniformes não. Inclusive, não fosse a participação da APM e da comunidade, muita coisa não teria sido feito nas escolas e nem mesmo material de limpeza higiene teria sido disponibilizado suficientemente pelo governo.  

   O que mais revoltou a opinião pública, e os pais de alunos, foi o episódio da CEMEB Paulo Freire, no Promeca, que, por mais que o governo explique, não convence ninguém pois, antes da Licitação ter sido feita e aberta no inicio de maio/2013 para escolha da empresa para fazer a obra, o empreiteiro “escolhido” já tinha iniciado a obra. Como o empreiteiro parou o serviço por falta de pagamento, a escola providenciou a Cobertura da “Quadra” contratando outra empresa e pagando pelo serviço no custo total de R$ 15.800,00. O escândalo se deu quando o governo “correu” e colocou uma placa da Obra de Construção e Cobertura da “Quadra” no valor de cerca de R$ 112.000,00.   Tem outros exemplos, como o da lanchonete do campo de futebol amador do Jd. Diana, sendo explorada por pessoas do governo sem Licitação e/ou autorização legal.

   Mas, ainda assim, o governo está fazendo a obra para evitar enchentes do córrego Bertioga do lado da Av. Fernão até a Marginal, assim como a Pça de Esportes do Jd. Do Lar ainda não inaugurada oficialmente. Quanto a inaugurações, o prefeito inaugurou as Academias ao Ar Livre, e fez alguns eventos tipo “inauguração”, ou seja, por exemplo: a apresentação do andamento da obra da UPA e do inicio da obra do viaduto da Ponte Seca.  

   Bom, todos sabem que o prefeito é muito religioso, um cristão, mas o que não combina com ele é o não cumprimento as promessas, principalmente a de ACABAR COM A FALTA DE MEDICAMENTOS, que usou e abusou nos discursos da campanha para ser eleito. Foi eleito, e a falta de medicamentos se agravou nestes 2 anos de mandato, e a explicação do governo é a mesma para tudo: “Não tem dinheiro”.  Neste ano sequer abordou sobre a prometida Maternidade, e nem se sabe nada do Poupatempo Saúde. Promessas essa que o elegeram e o fizeram prefeito aqui de Várzea Paulista.

  Mas o que está dando errado no governo, além do argumento “não tem dinheiro” ? Uns dizem e afirmam que é devido a folha de pagamento, coisa de mais de 5 milhões de reais, pouco mais de 50% do que o município arrecada. Segundo se ouve, tem muitos comissionados ganhando para fazer o que não sabem, outros APENAS para cumprir acordos de campanha, etc.. Outros dizem que o erro imperdoável foi a escolha da equipe executiva sem critério técnico, de secretários que estão no cargo só para ser parte do governo, sem capacitação para administrar a pasta, etc.. Certamente deve ter outros motivos, e um deles comentado nos bastidores é a inexperiência do prefeito em administrar a cidade que o elegeu. Mas os eleitores tem responsabilidade nisso? Tem sim, escolheram mudar acreditando somente nas promessas, só nas promessas.

   Não se sabe como será em 2015, mas até o momento o governo municipal está sendo muito mal visto e pessimamente comentado na cidade. Isso explica os mais de 44% de rejeição que o prefeito já tem no eleitorado. A reeleição, caso tente, já está comprometida...

   Com tudo isso, e etc., uma discreta comparação do prefeito com o Cavaleiro da Triste Figura, Dom Quixote, já se ouve nos bastidores políticos e opinião pública, incluindo seu principal apoiador e assessor direto como sendo o fiel escudeiro Sancho Pança, ambos sonhando em vencer o Dragão e libertar a Donzela. Quanto aos srs. vereadores, bom, sem comentários. O que faltou para compreender o contexto político todo aqui de Várzea Paulista ? Que política é uma coisa, e sonho outra ? Ora, tem uns e outros que entendem como a política funciona aqui em Várzea Paulista, que podem tentar responder...

   O Blog está preparando e editando para distribuir no inicio de 2015, uma Edição Especial do RADAR, com a Retrospectiva 2014... politicamente, claro...

   Enquanto isso podemos considerar uma questão que inevitavelmente pode surgir neste penúltimo dia do ano: Mas... sinceramente, quem é o Cavaleiro da Triste Figura ? O Prefeito ou o Eleitor ?

   O Blog retorna dia 05/01/2015. Boas Festas , e que venha 2015 !

 

 

Voltar

Pesquisar no site

BVP © 2012 Todos os direitos reservados.

VárzeaPaulista/SP