V.PTA.: EX-PREFEITO EDUARDO T. PEREIRA VAI DISPUTAR PARA DEPUTADO FEDERAL

09/04/2018 07:12

  O ex-prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Tadeu Pereira (PT), concluiu em março o seu segundo mandato à frente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), entidade municipalista mais antiga do Brasil, fundada em 1946. Ele assume uma nova missão em sua trajetória política, lançando sua pré-candidatura a Deputado Federal.

  Eduardo foi eleito presidente da ABM em 2012, por prefeitos de todo o Brasil, pela sua luta por melhores condições e mais capacidade de gestão para os municípios brasileiros. Entre as principais conquistas que alcançou neste período está o aumento do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) às Prefeituras, que vêm assumindo cada vez mais serviços que são de responsabilidade dos Estados e da União; e o compartilhamento dos recursos provenientes das multas da repatriação entre os municípios. Foi reeleito ao cargo em 2015, devido à grande dedicação ao movimento municipalista.

  Em suas duas gestões, ele constituiu uma diretoria bastante plural, com representantes de mais de 10 partidos e cerca de 30% de mulheres. Realizou duas edições do Encontro Nacional de Municípios, com a presença de ministros, centenas de prefeitos e deputados; os Encontros Regionais de Municípios, levando atividades para todas as regiões do país; e os Encontros Regionais de Gestores de Cultura. Também desenvolveu um projeto em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), que resultou na realização de debates e publicação de uma revista sobre as ações do Programa Mais Médicos.

  Como legado para a entidade e para o movimento municipalista, Eduardo deixa a ABM com um caixa superavitário, diferente da realidade que assumiu em 2012, em que a entidade tinha várias dívidas que a impediam de celebrar convênios com instituições públicas; e um projeto financiado pela União Europeia no valor de 500 mil euros – “Parceria para o Desenvolvimento Sustentável”.  Ele será sucedido por Ary Vanazzi, prefeito de São Leopoldo (RS). “Tenho muito orgulho da minha atuação à frente da ABM e do movimento municipalista, pois sei que melhorar as condições de gestão das Prefeituras garante uma vida melhor nos municípios, beneficiando os cidadãos, com mais saúde, educação, lazer, cultura, entre outros serviços”, afirma Eduardo.

  A pré-candidatura a Deputado Federal se consolida em um momento de fortes ataques aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. “Estamos vivendo um momento de grande retrocesso, a exemplo da aprovação da reforma trabalhista e da lei da terceirização. Agora, o ataque é contra a previdência. Os deputados eleitos neste ano serão responsáveis pela aprovação ou rejeição desses projetos no Congresso e eu coloco o meu nome na região de Jundiaí para lutar contra mais esse golpe”.

  No dia 13 de abril, às 19 horas, Eduardo reunirá apoiadores e representantes dos movimentos sociais e de trabalhadores de Jundiaí e região no Sindicato dos Gráficos, em uma Plenária de organização de sua pré-candidatura.

 

Voltar

Pesquisar no site

BVP © 2012 Todos os direitos reservados.

VárzeaPaulista/SP