V.PTA.: PAT - POSTO DE ATENDIMENTO AO TRABALHADOR

04/09/2017 10:05

  Inaugurado em 07/12/2006, o PAT, hoje, funciona no prédio do  Facilita da prefeitura, proporcionando gratuitamente aos munícipes os seguintes serviços:

  - Seguro desemprego,

  - Emissão carteira de trabalho,

  - Captação e convocações para vagas de emprego.

  Em 2013, com o inicio da crise as vagas foram diminuindo, mas os serviços oferecidos continuaram sendo oferecidos sem interrupções. A partir de 2017, a Gestão do Desenvolvimento Econômico da prefeitura, sob a responsabilidade de Marco A. Bueno, atual gestor, tem desenvolvido e criado parcerias com as empresas: A'doro, Romanato, Tauste, Alphafer, Baby Roger, Klinger e Astra. Com isso, o oferecimento de vagas tem aumentado consideravelmente. Neste julho e agosto 2017, o PAT disponibilizou  aproximadamente 800 vagas, e já registra atualmente cerca de 120 atendimentos por dia em média, com o diferencial de oferecer  espaço para seleção do pessoal a ser encaminhado para as empresas.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, área interna

  Com os resultados positivos e consistentes alcançados, o gestor do Desenvolvimento Econômico, Marco A. Bueno, continua visitando várias empresas em busca de novas parcerias, inclusive empresas de cidades vizinhas. O principal objetivo do PAT é disponibilizar mais empregos para os munícipes de Várzea Paulista, colocando-os dentro do mercado de trabalho.

  Não apenas isso, mas também criando um projeto de acompanhamento e procurando fazer parte de todo o processo das pessoas encaminhadas e as que conseguiram emprego. Já as pessoas que ainda não conseguiram sua vaga, a ideia também é clara: não esquecer de nenhuma, fazendo um acompanhamento do perfil da vagas dentro do perfil do candidato para que, assim que surja uma oportunidade em que o mesmo se enquadre, o PAT possa fazer o encaminhamento. Paralelamente, há a busca de cursos profissionalizantes adequados ao mercado de trabalho aqui de Várzea Paulista.

  RESUMO:

Resultado de imagem para posto de atendimento ao trabalhador varzea paulista

  1 - O que é o PAT?

  É o Posto de aAendimento ao Trabalhador, e o foco é na recolocação de pessoas no mercado de trabalho, e todos os servidores são capacitados e aptos a atender todos os cidadãos.

  2 - Como funciona?

  Atua no mercado de trabalho e encaminha candidatos às vagas de emprego.

  O horário de atendimento do PAT é de 2ª a 6ª feira, das 09 as 16h30m, no Prédio Facilita localizado na Rua João Povo, 97 – térreo do prédio Facilita.

    Telefones: (11) 4606-8660 e (11) 4606-8632

  3 - Documentos necessários para o atendimento:

Resultado de imagem para documentos para emprego

 a) Emissão de Carteira de Trabalho (1º carteira):

· RG

· Foto atual, com fundo branco 3x4

Resultado de imagem para seguro desemprego

b) Solicitação de Seguro Desemprego:

· Termo de rescisão

· Termo Homologação ou Quitação

· RG

· CPF

· Carteira Profissional

· Requerimento de Seguro desemprego

· Extrato do FGTS

Resultado de imagem para recolocação profissional

 c) Primeiro Emprego ou Recolocação Profissional:

· RG

· CPF

· Carteira Profissional

· Numero do PIS  

Resultado de imagem para recolocação profissional

  4 - Como é feita a captação de vagas?

  As empresas interessadas em contratar os colaboradores através do PAT, nos enviam os pré-requisitos necessários para as vagas e com base nessas informações todo o processo de pré seleção é realizado. Quanto a isso, o tem realizado um trabalho em todas as empresas da região, para a captação de vagas, e as visitas são semanais.

Resultado de imagem para vagas de emprego

  5 - Por quanto tempo as vagas ficam disponíveis?

  Não há um tempo exato, mas normalmente algumas ficam disponíveis em torno de 1 semana, e outra parte por um período maior. Tudo depende da demanda e interessados para as vagas. Em muitos casos a empresas solicita a reabertura das vagas para novas contratações.

  6 - Como o encaminhamento é feito para a empresa?

  Com base nas informações fornecidas pelo empregador, o sistema analisa o perfil do candidato e, estando em conformidade à vaga, o PAT emite Carta de Encaminhamento ao candidato para entrevista, contendo data, local e horário. Após a entrevista na empresa, essas cartas retornam ao PAT para acompanhamento e avaliação do atendimento e encaminhamento.

 

Voltar

Pesquisar no site

BVP © 2012 Todos os direitos reservados.

VárzeaPaulista/SP